quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Produção de Leite

Olá Pessoal,

No período denominado "período das águas", a oferta de leite aumenta ocasionando a queda do preço pago aos produtores.

O menor percentual de queda no preço em Novembro/2011 foi registrado na Bahia (0,7%) e o maior foi o do Estado do Rio Grande do Sul (6,8%).

Em Minas Gerais o percentual de queda foi de 4%, o equivalente a R$0,036 por litro.

As expectativas para o mercado se mantém positivas. O crescimento do consumo de leite e seus derivados incentivam criadores a investir em raças que, até então foram usadas para produção de carne, sejam exploradas para a produção de leite como o Gir e o Guzerá, raças zebuínas e de dupla aptidão (carne e leite).

A raça Girolando ainda se destaca em produção e apresenta melhoramento genético a cada ano, favorecendo o investimento.

A produção de queijos finos vem ganhando mercado no país e a criação de Búfalos apresenta paralelo crescimento, pois o leite desta raça tem sua produção destinada a seus derivados.

Beba leite!

Abraços,

Amazonas Country Clube

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Paixão desde a infância!

Olá pessoal,

O Técnica do Canal Rural desta sexta feira reapresentará o programa sobre técnica de horsemanship" às 17:30h.

O programa mostra que, mesmo com toda diferença de tamanho entre cavalo e criança, é possível conduzir garanhões com facilidade através de técnicas precisas de montaria.

A força física não possui relevância na relação entre homem e cavalo. A questão é saber lidar com o animal, tratá-lo com respeito e carinho.




Cavalos e crianças, penso eu com frequência, têm muito do bom senso que existe no mundo. (Autor desconhecido)


Quanto mais pudermos incentivar o contato da criança com o cavalo, melhor será seu desenvolvimento do corpo e da mente pelos diversos estímulos que este contato proporciona.


Abraços,


Amazonas Country Clube

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Carne Vermelha - Médicos recomendam!

Olá Pessoal,

O Instituto Cardiológico do Rio Grande do Sul comprovou para nós, amantes do bom churrasco, que a carne vermelha não faz mal para a saúde. O que depende é a qualidade do produto, modo de preparo e quantidade consumida.

A carne vermelha foi considerada uma vilã da saúde quando pensávamos em doenças cardiovasculares, diabetes e câncer mas, nenhuma relação entre estas doenças e a carne vermelha foi confirmada cientificamente.

Durante cinco semanas, 70 participantes do estudo consumiram carne vermelha diariamente de animais criados em pastos e em confinamento e nenhum apresentou diferença no nível de colesterol.

Médicos recomendam a carne vermelha pelo valor nutricional e indicam a carne magra assada ou cozida acrescido de um cardápio equilibrado.

Curiosidade: A carne do gado Zebu apresenta formação de camada de gordura visível e concentrada facilitando seu descarte.

Fonte: Canal Rural

Apreciem!

Abraços,

Amazonas Country Clube

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Escoamento da produção

Olá Pessoal,

Mesmo com alguns mercados em oscilação, o agronegócio brasileiro apresenta aumento nas exportações nos últimos 10 meses de 2011 de 24,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

Dentre os produtos exportados está a carne bovina que, mesmo apresentando queda de 21% no volume embarcado, obteve 3,88% de aumento na receita devido a valorização do produto.

A crise em países importadores, o aumento do custo de produção e a barreira comercial são fatores que contribuíram para a queda do volume exportado.

Apesar de toda dificuldade, a carne bovina apresentou acréscimo em preço e em valor agregado a partir de produtos processados.

O escoamento da produção interna se depara com a precariedade de infraestrutura. Produtores de leite sofrem em período chuvoso para transportar o produto.

O período chuvoso é de extrema importância para o agronegócio bem como estradas rurais e rodovias apresentem estado de conservação que auxilie para o escoamento da produção.

Fonte: DBO - Portal do Agronegócio
          Globo Rural

Abraços,

Amazonas Country Clube

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Versatilidade do Mangalarga Marchador

Olá Pessoal,

O cavalo Mangalarga Marchador, considerado o cavalo de melhor comodidade e docilidade para passeios rurais, apresenta-se para as provas funcionais e a lida no campo.







Durante a 30a. Exposição do Mangalarga Marchador, provas funcionais com esta raça foram julgadas numa pista exclusiva para a modalidade apresentando cavaleiros e amazonas numa disputa de técnica e habilidade.


O mundo dos cavalos é um fascínio... o amor pelos animais reúne família e amigos num momento de descontração, apreciação e bons negócios.

Abraços,

Amazonas Country Clube

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Bem estar animal

Olá Pessoal,

Já deixamos registrado neste blog a importância do bem estar animal e nossa preocupação para com estas práticas.

Dizia o poeta: "O homem seria um escravo sobre a terra e o cavalo fez dele um Rei!"


A partir desta terça-feira (8/11), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com a Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA), promove um curso de capacitação em bem-estar animal e abate humanitário de bovinos, suínos e aves.
O treinamento acontece no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária, em Belém (PA) e tem como objetivo envolver profissionais de Medicina Veterinária, de Zootecnia, do setor produtivo, fiscais federais e de áreas relacionadas para que sejam multiplicadores de boas práticas de manejo.
Temas como comportamento, área de descanso, técnica de sangria, bem-estar animal e qualidade da carne serão tratados no curso.
Fonte: Globo Rural
Torcemos para que tenhamos profissionais multiplicadores dessas práticas em nossa região que contribuam para o cuidado com os animais.
Abraços,
Amazonas Country Clube